Perguntas Frequentes

Acesso a todas as Dúvidas Comuns

Acesse aqui todas as dúvidas frequentes

O canal Dúvidas Comuns é muito importante!

Fique por dentro de dicas e previna eventuais erros ocasionados por arquivos.
O canal de dúvidas comuns auxilia você sem necessidade de um atendente, suas dúvidas podem ser esclarecidas com muito mais agilidade. 



Fechar

Sobre a Arte

Como cuidar dos arquivos de arte horizontal e vertical?

 
Arte na Horizontal



Arte na Vertical



Fechar

Como enviar Verniz Localizado?


Para produtos com verniz localizado o procedimento de montagem da arte permanece o mesmo, porém é necessária a utilização de "máscaras de verniz" para indicar o local em que o verniz será aplicado.

Desta forma teremos então 1 arte para a frente a ser impressa, 1 arte para o verso a ser impresso, 1 arte para a indicação de verniz da frente e 1 arte para indicação de verniz do verso.

As máscaras de indicação para verniz local, são copias de textos, imagens ou quaisquer objetos onde terão a aplicação de verniz, porém estas cópias obrigatoriamente são uniformes na cor preta.

Arte na vertical




Arte na horizontal




Atenção

Trabalhamos com verniz local em relevo, um diferencial que proporciona maior qualidade, porém a produção de verniz local com relevo, impõe algumas limitações. 
Como por exemplo:

  • Não se deve utilizar verniz local nas marcas de corte, pois o verniz em relevo quando cortado quebra, e desencadeia um processo de descamação.

  • Não utilize verniz em textos ou objetos pequenos ou muito finos, pois é normal que o verniz sofra variações de encaixe. Quanto menor o texto ou objeto mais o resultado final vai ser um aspecto de desencaixe. Não será reproduzido materiais que tiverem fora das especificações.

  • O acabamento Verniz Localizado poderá cobrir no máximo 30% de sua arte, ultrapassando os 30% será cobrado 50% do valor do produto.

  • Confira o posicionamento de sua máscara antes de realizar o envio dos arquivos.

  • Verniz auto relevo quando aplicado em grande quantidade, em coberturas muito extensas poderá ocorrer eventuais bolhas.

Fechar

Cuidados com o Canal Preto (K)


O preto pode ser produzido misturando os três pigmentos primários (CMY), mas por várias razões, é preciso adicionar tinta preta ao sistema:

  • O preto que se cria misturando os três pigmentos primários não é puro, devido às impurezas encontradas neles;

  • Empregar o 100% das tintas ciano, magenta e amarelo produz uma camada que, dependendo do tipo de papel, pode não secar ou ainda romper a folha se muito fina;

  • Os textos imprimem-se geralmente no preto, pois incluem detalhes muito finos que seriam complicados de conseguir mediante a superposição de três tintas.


Fechar

Diferença entre cores: 1×0, 4×0, 4x1, 4×4


Os números representam a quantidade de cores que serão impressas em cada um dos lados do papel:

  • 1×0 - UMA COR (PRETO) NA FRENTE
    Deverá ser utilizado apenas o canal K do CMYK. Escalas de cinza também resultam em uma única cor (Preto).

  • 4×0 - 4 CORES (CMYK) NA FRENTE E VERSO SEM IMPRESSÃO
    Todas as possibilidades de cor CMYK podem ser utilizadas na frente do material. O verso não recebe impressão.

  • 4×1 - 4 CORES (CMYK) NA FRENTE E UMA COR (PRETO) NO VERSO
    Todas as possibilidades de cor CMYK podem ser utilizadas na frente do material. Para o verso, apenas o canal de cor K do CMYK deve ser utilizado.

  • 4×4 - 4 CORES (CMYK) NA FRENTE E 4 CORES (CMYK) NO VERSO
    Todas as possibilidades de cor CMYK podem ser utilizadas na frente e no verso do material.

Cada uma das cores é representada por um número que vai até 100%. Se a soma das cores ultrapassar 250%, o papel pode não absorver as tintas adequadamente, causando decalque.
Fechar

Diferenças entre CMYK x RGB


Cada padrão de cor tem sua aplicação designada por composição e quantidade de cores utilizadas. O monitor de computador transmite cores de padrão RGB, isto significa que o arquivo impresso não pode ser comparado com o arquivo da arte, pois o correto da arte é ter o padrão de impressões CMYK.

RGB: é a sigla para Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Esse é um padrão de cores aditivas, obtidas pela decomposição natural dos raios solares (ou artificialmente através de determinados focos de luz). As cores RGB são utilizadas em monitores, TVs, câmeras digitais, etc.

CMYK: é a sigla para Cyan (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto). Ao contrário do padrão RGB, esse sistema é subtrativo, onde parte das cores que vemos vem também da luz que não é refletida. O padrão CMYK é o indicado para mídias impressas.



Diferença entre RGB e CMYK
Agora que você já sabe o que são os padrões de cores RGB e CMYK e para o que eles servem, vai ficar simples entender o porquê existe a diferença entre o monitor e a impressão!

O monitor sempre emitirá cores RGB. Portanto, todas as cores vistas serão formadas a partir do vermelho, verde e azul. Para imprimir suas peças, serão utilizadas as cores CMYK, ou seja: a cor que antes era criada a partir do vermelho, verde e azul, será reproduzido a partir do ciano, magenta, amarelo e preto. Por isso é IMPOSSÍVEL a fidelização de cores. Sempre haverá uma variação de 5% a 10% na tonalidade.


Fechar

O que é PDF/X1-a?


Ele cria arquivos seguros e confiáveis, independente da origem do aplicativo permitindo seu uso por todo o sistema de fluxo do trabalho gráfico.

PDF/X1-a são arquivos do tipo, Adobe PDF que possuem características específicas para o uso gráfico profissional por atender aos requisitos técnicos de resolução e cor.

A criação da arte poderá ser realizada em qualquer programa de edição ou criação de imagem, como Photoshop, CorelDraw, Illustrator ou InDesign.

Fechar

O que é Sangria e Área de Segurança?


A margem de segurança é a área que limita aonde textos e informações importantes devem estar para que não tenham perigo de serem cortadas. No padrão de cada produto está a margem específica para ser adotado.

Após o processo de impressão, o material será cortado (refilado) no seu tamanho final. Trabalhamos com 0,3cm de sangria, ou seja, a arte de um panfleto 15x21, terá sua arte na dimensão 15,3x21,3 (0,15cm de cada lado do tamanho final do impresso).

A marca de corte obedece obrigatoriamente ao tamanho final do impresso, e por causa da variação do corte, é aconselhado que os elementos da sua arte estejam sempre à no mínimo 0,3cm das margens do tamanho final do seu impresso.


Fechar

Quais os cuidados devo ter com meu arquivo?



  • Não use letras muito pequenas, inferior ao corpo 7.

  • Não garanta a cor idêntica da tela do monitor para o material, pois existe a diferença de calibragem entre os monitores e o produto já impresso.

  • Respeite a margem de segurança e sangra.

  • Converta as fontes em curvas.

  • Não use preto carregado nas artes para evitar o decalque.

  • Converter em CMYK as imagens e todos os objetos.


Fechar
Gostaria de perguntar algo? Clique aqui.